O Colecionador de Action Figures: Expositores

Estantevidro01

Faaaala meus queridos colecionadores e curiosos de plantão, tudo bem com vocês? Aqui é o Hywell trazendo mais um assunto sobre coleções que é muito importante, que é expositores e como expor seus action figures.

Bom primeiro é bom dizer que este é um assunto que da muito pano para manga e portanto é bem provável que eu faça outros posts sobre isso. Galera esse é um post que é muito importante para mim no momento, pois eu mudei de casa como eu havia dito e meus action figures estão nas caixas… esperando ter seu lugar ao sol, ou melhor luz indireta e/ou artificial, não quero desbotar nenhum deles… kkkkkk

Primeiro é de conhecimento de todos que existem muitas formas de se expor seus action figures é claro isso é muito pessoal e algo que cada um faz de forma diferente, e também da forma que cabe no bolso mas, tem algumas coisas que é possível fazer para ajudar a expor sem gastar muito. Eu vou dar algumas dicas, claro que cada um tem que avaliar seu espaço e decidir o que é melhor para si, outro ponto é como expor, cada um prefere expor de uma forma e eu particularmente não gosto de fazer varias fileiras de AFs no qual você não consegue ver tudo olhando de frente, mas sei que tem muita gente que não se importa, por isso como eu disse isso é de cada um e eu vou tentar ser bem democrático neste ponto.

Existem vários tipos de móveis onde você pode expor seus action figures, nichos, prateleiras, cristaleiras, expositores (vitrines), tanto vitrines de chão como no formato prateleira, e claro sob medida.

Cada um ocupa um espaço e tem um formato diferente, e claro como tudo que se faz com Action figures, é preciso pesquisar, uma das piores coisas que se pode fazer com action figures é comprar por impulso, alem de provavelmente te quebrar financeiramente, ainda vai te fazer pagar mais caro, por algo que nem sempre era a melhor opção.

Nichos são uma ótima opção para quem não tem muito espaço, na maioria das vezes não é fechado, funciona como uma prateleira, quem já assistiu o Jovem Nerd sabe o que eu estou falando eles tem toda a coleção deles em nichos em formato de balão de texto como em Hqs. É um formato que permite uma disposição interessante e normalmente é muito fácil de combinar com outros móveis alem de otimizar o espaço. Porem se você puder fechar seu nicho, feche pois ajuda a conservar suas peças e na hora de limpar diminui bem a quantidade de pó.

nichos1

estante-para-colecoes

Prateleiras, meus amigos os meus por muito tempo ficaram em prateleiras, eu não tinha grana para investir muito e eu fiz algo que eu particularmente acho interessante, para quem tem pouco espaço e pouca grana que é misturar sua coleção com outros itens, por exemplo você tem aquela action figure de star wars e tem aquele box ferrado com alguns livros também pode expor tudo junto de uma forma interessante, por exemplo eu colocava meu Sonic e meu Mário junto com meus jogos. Como você não consegue fechar, é chato de limpar, pois sempre fica cheio de pó, e não tem muito como fugir, você até pode comparar alguns expositores para uma peça só, mas não vale o custo.

 

3032.5602-Prateleira-Donkey-Kong

Cristaleiras, para quem como eu provavelmente vai deixar suas peças na sala e tem a necessidade de combinar seus móveis para sua esposa não ficar “P” da vida, ou ainda para quem tem o objetivo de manter a sala com uma cara não tão nerd, é uma opção valida, e você tem opções de uma porta e duas portas, a de duas portas é quase do do mesmo tamanho que uma vitrine, este formato não vale você misturar muito com outras peças, action figures não combinam com copos de cristal kkkkkkk.

DSC01042

E meus amigos temos também os expositores ou vitrines, aqui você tem uma amplitude de opções em cores, iluminação, formatação das prateleiras internas, material também, como vidro e madeira. Existem as vitrines suspensas que também tem um formato bom para exposição, Vitrines na minha opinião ficam muito boas em escritórios, ou até em quartos, mas na sala não acho a melhor opção.

vitrine vitrine suspensa vitrine 1

E claro a opção que provavelmente será a mais interessante para todo mundo, porem não a mais barata isso com certeza, é opção do móvel sob medida, no face você consegue achar algumas pessoas que são especializadas em expositores o que ajuda muito….pois você pode fazer uma sala, um escritório  ou um quarto no mesmo padrão de forma mais simples e ainda garantindo que suas figuras ficarão muito bem expostas.

expositor ideia 4 expositor ideia 3

É amigos, quem pensa que colecionar é só gastar com action figures está enganado, porque uma das partes mais importantes é como expor seus action figures, é bem verdade que tem alguns colecionadores que não ligam muito para isso….mas num geral, a forma de expor é bem importante, para apresentação da sua coleção, não apenas para você, mas para todos que colocarem os olhos nessa maravilha que é a sua coleção.

Bom eu gosto muito de posear meus action figures, apenas colocar os action parados retos em pé para mim não tem graça, e com isso demanda um pouco mais de espaço, afinal, você terá espadas esticadas, lanças apontando, chutes, saltos e lutas montadas em suas prateleiras, e para que tudo fique bacana é importante dar um espaço entre um action e outro. Para quem tem uma coleção muito grande e pouco espaço, onde você acaba enfileirando figura atrás de figura, tirando quando isso é proposital, como um mini batalhão de storm troopers, por exemplo….o legal é ter um acessório em seu expositor que funciona como uma escada, dando pelo menos 3 alturas diferentes e permitindo que você visualize melhor seus action figures.                  nichos 2

expositor ideia 2expositor ideia 7

Se for possível evite a luz direta do sol, ela pode desbotar algumas figuras, então todo cuidado é importante, mas claro eu sei que nem sempre é possível e aí não tem o que fazer, exponha e seja feliz, afinal são seus hominho….kkkkk e se você quer uma coleção e infelizmente não tem como tira-los do sol coloque lá mesmo, e seja feliz, tem dicas, mas não regras, afinal tem quem prefira deixar seus action figures na caixa :/ e por mais que eu não veja a lógica nisso eu respeito afinal a coleção é sua e não tem nem certo nem errado.

expositor ideia 8 expositor ideia 9

Ainda sobre iluminação, digamos que você compre um nicho padrão na Leroy merlin, ou algo assim, e queria iluminar aquele cubo para ver aquelas belezas com a luz apagada, e aí jovens temos algumas opções para isso, uma delas são as fitas de led, que permitem que você cole as fitas e conect elas na energia, iluminando muito bem o nicho e ou cristaleira e armário expositor, ou ainda temos a opção de usar luminárias de LED a bateria que você pode colar dentro do nicho e girar para ascender….é uma opção interessante também, e claro se você conseguir mandar fazer ou achar um móvel que tenha iluminação por padrão, melhor ainda.

expositor ideia 6  expositor ideia 5

Ah uma coisa que vale a pena levar em consideração é altura, acho que por segurança é melhor deixar fora do alcance de crianças, mas também em uma altura onde você possa ver os detalhes, sem ter que subir em alguma coisa, tem algumas figuras que são maiores e que as vezes ficam bem em alguns pontos altos, mas não são todas então vale levar isso em consideração na hora de expor.

Bom amigos acho que por hoje é o suficiente, tem muitas coisas para se levar em consideração, mas como eu disse, não tem regras, tem recomendações, e preferências, colecionar, assim como expor sua coleção é algo muito pessoal e sabendo que pagamos tudo em Dilmas…fica ainda mais complicado de montar o espaço expositor dos sonhos, muitas vezes temos problemas de espaço de grana e das variáveis externas, como esposa e mãe….que nem sempre estão do lado do seu hobby.

Tendo dito isso desejo a todos uma ótima pesquisa que o tio sabe melhor que ninguém que essa é uma pesquisa que demora para ser feita, mas que o resultado final pode ser excelente.

Likes:
0 0
Views:
12506
Article Categories:
O Colecionar de Action Figures
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com